Siga-nos
Quarta-feira, 19 jun 2019 - 10h34
Por Maria Clara Machado

Terremoto muito forte no Japão gera alerta de tsunami

Um terremoto muito forte de magnitude 6,4 e profundidade de 12 km foi registrado a 31 km da costa de Tsuruoka, em Yamagata, no noroeste do Japão, por volta das 22h22, horário local, na noite desta terça-feira. Os dados são do Instituto de Geofísica dos EUA (USGS).

Danos causados em Tsuruoka após forte terremoto na noite da terça-feira, dia 18. Imagem divulgada pela Rede NHK.
Danos causados em Tsuruoka após forte terremoto na noite da terça-feira, dia 18. Imagem divulgada pela Rede NHK.

De acordo com fontes japonesas, o terremoto teria sido ainda mais forte atingindo magnitude de 6,7.

Inicialmente esperava-se um tsunami de um metro e meio e o alerta foi emitido em toda a costa das províncias de Yamagata, Niigata e Ishikawa, porém retirado na manhã desta quarta-feira, dia 19.

Não houve registro de mortes, mas o número de feridos se aproxima de 30 e a província de Niigata foi a mais atingida. Todo o centro norte do país sentiu o tremor, segundo informações da imprensa internacional.

Para complicar a situação, a Agência de Meteorologia do Japão alerta para possíveis deslizamentos de terra, já que chove forte durante toda esta quarta-feira. A chuva começou pela manhã nas províncias de Niigata e Yamagata ao longo das áreas costeiras.

Crédito: Google Maps
Crédito: Google Maps

Relatório sísmico atual
De acordo com dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, USGS, nos últimos sete dias ocorreram 256 abalos tectônicos. Do total registrado, 207 foram sismos de baixa intensidade e 42 apresentaram magnitude moderada. Sete tremores foram classificados entre forte e muito forte.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024